quarta-feira, 4 de novembro de 2009







A reconstrução de Hiroshima e Nagasaki demonstra a força de vontade e esforço coletivo de um povo. É uma lição para todos nós

Quem olha para Hiroshima e Nagasaki hoje, suas populações de 1,1 milhão e 500 mil pessoas, respectivamente, suas ruas cheias de carros e prédios modernos exibindo gigantescos painéis digitais, talvez não imagine a herança de destruição que foi preciso administrar até que das cinzas brotassem de novo a vida urbana.

— Inicialmente, a cidade foi reconstruída pelas mãos dos próprios sobreviventes. E graças à ajuda de pessoas e organizações de outros países, a cidade foi reerguida dos seus destroços — diz o prefeito de Hiroshima, Tadatoshi Akiba.

A primeira providência era arrumar dinheiro para a reconstrução num país ocupado pelos EUA e sob austera administração. Sem dar um tom raivoso ao empreendimento, os moradores das duas cidades conseguiram ajuda oficial do governo e a aprovação do QG americano em Tóquio, chefiado pelo general Douglas MacArthur.

Curiosamente, tanto em Hiroshima quanto em Nagasaki a reconstrução se deu ao redor do projeto de criação das respectivas Praças Memoriais da Paz. Em Hiroshima, o projeto foi idealizado pelo arquiteto Kenzo Tange e construído a partir das ruínas do Centro de Promoção Industrial da prefeitura, hoje conhecido como Cúpula da Paz. Em Nagasaki, a praça de Oka-Machi foi erguida no lugar da antiga prisão de Urakami. Aos poucos, as cidades foram refazendo suas infra-estruturas e empresas foram atraídas para a região.

Prefeitos se preocupam com crescimento econômico

Hoje, os prefeitos de Hiroshima e Nagasaki se preocupam em garantir o crescimento de suas cidades num Japão economicamente estagnado. Suas agendas estão repletas de tarefas, como a análise de cronograma de obras e projetos de atração de investimentos. Mas a semana de aniversário dos 60 anos da bomba ainda é considerada parte de uma reconstrução que ainda não terminou.

diferente de Hiroshima, nagasaki não tem muitos turistas e era um local bem mais calmo e sereno(adoro lugares assim!). Enquanto se anda por lá pode-se ver alguns idosos sentados nos bancos e várias estátuas dos países que fizeram homenagem ao local(incluindo uma com o mapa do Brasil e nesta estátua pedia-se paz - algo que o nosso país está precisando muito atualmente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário